Meta-tags são essenciais e você precisa estar atento a elas caso queira aumentar o tráfego de sua loja virtual.

Se você não conhece, chegou a hora de entender e aplicar em sua loja online.

Não é preciso ser um desenvolvedor web para aplicar as meta-tags em sua loja virtual, conhecendo seu produto você criará títulos e descrições que atraem, encantam e convertem seu potencial cliente.

As meta-tags fazem parte de uma estratégia mais complexa, conhecido como Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou, simplesmente SEO.

Neste artigo não iremos abordar conceitos avançados de SEO, portanto, você aprenderá dicas importantes para melhorar seu posicionamento nos resultados do Google.

No exemplo abaixo podemos observar a exibição de um resultado do Google, nele temos: Título, URL do site, data da última atualização e descrição.

Exemplo de Resultado de Busca

Em sua loja virtual o código fonte será parecido com esse:

<title>NEW kreative | Especializados em Implantação de E-commerce</title>

<meta name=”description” content=”Nosso objetivo é auxiliar o lojista a identificar a plataforma ideal para que seus resultados sejam alcançados, temos mais de 15 anos de experiência.“/>

Ou seja, você tem o poder de controlar como a página de sua loja virtual será apresentada para seus clientes no resultado do Google.

Se possível, personalize as meta-tags de todas as páginas de sua loja virtual, ou, se não for possível, priorize a página inicial, departamentos e produtos.

Sendo assim, se você entendeu que pode melhorar o posicionamento de sua loja virtual, e quer aprender como,  continue lendo esse artigo.

Nele você vai aprender sobre:

 

Como no exemplo acima podemos observar que as meta-tags são ótimas opções para controlar como os mecanismos de busca irão apresentar sua loja virtual, observe na imagem acima que o Google exibe a descrição idêntica ao texto que foi informado na meta-tag description.

Como é feita a personalização das meta-tags em seu e-commerce

Personalizar as metas-tags em sua loja virtual não é uma tarefa difícil, pois a maioria delas contam com sistemas de gerenciador de conteúdo, ou seja, formulários onde você precisa apenas preencher os campos com os devidos valores.

Abaixo separamos dois modelos, um da plataforma de e-commerce HIGH Commerce e outro da plataforma JET NEO, nas duas é possível configurar as meta-tags em diferentes áreas, como página inicial, categorias, produtos e páginas institucionais.

Exemplo de Gerencaidor

Título: A isca perfeita para fisgar seu cliente

O título é estratégico para definir o sucesso de sua loja virtual.

Ainda que seu conteúdo não seja relevante o suficiente para posicionar sua loja virtual em destaque no resultado de busca, o título se bem definido poderá coloca-lo em uma posição de destaque.

Logo abaixo um exemplo de uma busca realizada com o termo “melhor celular de 2019“, observe a distribuição do termo, em especial no título:

Exemplo de Pesquisa no Google com Palavra Chave
Exemplo de pesquisa no Google com palavra chave

Embora seja muito importante criar um conteúdo de qualidade utilizando-se de recursos (vídeos, imagens, descrições detalhadas….)  que auxiliarão seu cliente a conhecer e entender seu produto e serviço, se você não se dedicar em criar um título atrativo o suficiente, seu resultado ficará muito abaixo do esperado, então, invista tempo e esforços na criação de seu título.

Confira algumas dicas para o título de suas páginas:

  • Escreva um título exclusivo para cada página de seu site, evite repeti-los;
  • Lembre-se, o título poderá conquistar um cliente, então, evite título genérico, crie um título explicativo e atraente;
  • Evite títulos longos e complexos, são poucos segundos entre a exibição do resultado no buscador e o clique;
  • Lembre-se, o objetivo de seu conteúdo é informar seu cliente e não enganar o mecanismo de busca, evite um título que não seja coerente com o respectivo conteúdo;
  • A palavra-chave precisa fazer parte de seu título, se possível, no início;
  • Você pode informar até 96 caracteres, mas o ideal são 55 caracteres.

Meta-descrição: como convencer seu potencial cliente à clicar em seu “anúncio”.

Costumo falar para nossos clientes de e-commerce que a descrição é como aquela primeira apresentação que seu vendedor faz do produto ao seu cliente, use-a, como se fosse sua única chance de atrair-lo, o que não deixa de ser verdade.

Quando você e sua equipe decide investir em links patrocinados, onde pagará por cada clique em seu anúncio, há todo um investimento de tempo e pesquisa para criar descrições que convenção seu cliente em clicar em seu anúncio, mas, quando se trata de uma meta-tag, parece que não há o mesmo comprometimento, mas, o esforço não deveria ser maior? Visto que não será pago pelos cliquesem sua descrição! Pense nisso.

A meta-descrição está entre as principais tags que o Google processa, ela se apresenta assim em seu código fonte.

<meta name=”description” content=”Descrição da Página” />

A meta-descrição como o próprio nome sugere,  fornece uma descrição de sua página para o resultado de pesquisa e tem como função descrever o conteúdo desta página.

Uma descrição atrativa irá atrair mais cliques para sua página, recebemo mais cliques, o Google entenderá que seu conteúdo é relevante para seu público, e assim, seu posicionamento irá melhorar.

Confira algumas dicas para a meta-descrição de suas páginas:

  • Como no título, evite repetições, crie descrições exclusivas;
  • O Google aceita aproximadamente 156 caracteres, sendo o ideal algo entre 130 e 140 caracteres;
  • Caso não tenha uma descrição para seu conteúdo, utilize outros fatos, como notícias, informações do autor ou data da publicação, mas faça isso se realmente não tiver um conteúdo relevante;
  • Utilize palavras chaves em sua descrição, mas não perca seu contexto pelo excesso de palavras-chaves;
  • Crie cada descrição como sendo seu melhor anúncio, aquele, cujos cliques custariam muito caro.

Robots.txt: Um facilitador no controle de conteúdo de sua loja virtual

Em algumas situações será necessário remover um determinado conteúdo do resultado de busca, seja um diretório ou uma página individual, para estas situações os Robots serão seu aliado, sejam os arquivos robots.txt ou as meta-robots.

O objetivo de um arquivo robots.txt é proporcionar controle sobre quais páginas os robôs de busca podem rastrear em sua loja virtual.

Um simples arquivo de texto que poderá ser enviado para a raiz do servidor de sua loja virtual e que a maioria das plataformas, já realização a criação de forma automática.

A estrutura padrão de um robots.txt deve incluir a URL do mapa de sua loja virtual e demais parâmetros que queira implementar, sendo assim, antes de visitar seu site, o robô do buscador verifica seu arquivo para checar quais páginas deve indexar ou remover, de acordo com suas instruções.

Na prática funciona assim:

Permitir que todos os robôs rastreiem todo o site
User-agent: *
Allow: /

O asterisco representa todos, é possível especificar ou ou mais robôs que deseje priorizar.

Excluir todos os robôs (maliciosos e bots do Google) de todo o site
User-agent: *
Disallow: /

Certamente o Google irá acatar seu pedido, mas, os robôs de spam, poderão ignorar e continuar acessando suas páginas, pois o arquivo de Robots, apenas sugere, o que você gostaria que fosse feito.

Excluir um robô específico de uma pasta / arquivo específico no seu site
User-agent: Examplebot
Disallow: /admin/

O ‘Disallow: /admin/’ informa aos robôs que não é permitido visitar nenhuma página do diretório “admin”.

Declarando seu sitemap no seu arquivo robots.txt
User-agent: *
Disallow:
Sitemap: http://www.domain.com/sitemap.xml

Você poderá utiliza-lo para evitar sobrecargas em seu servidor, removendo páginas ou diretórios que não precisam ser indexados nos resultados de busca.

Ainda que você faça todas as configurações para remoção de sua página, isso pode não acontecer, pois o Google pode indexa-la através de referências recebidas.

E a meta-robots?

A meta-robots é indicada para controlar a visualização de uma página em específico, elas são escritas em seu código HTML da seguinte forma:

<meta name=”robots” content=”…, …” />
<meta name=”googlebot” content=”…, …” />

A meta-tag “robots” aplica-se a todos os mecanismos de pesquisa, enquanto a  meta-tag “googlebot” é específica do Google por exemplo.

Se você quiser impedir que um rastreador indexe o conteúdo da sua página e impedir que ele siga qualquer um dos links, sua tag de meta-robots ficará assim:

<meta name = “robots” content = “noindex, nofollow”>

Em sua loja virtual há diversos links que não precisam ser seguidos pelo mecanismo de busca, como por exemplo os links que apontam para a conta do cliente, pedidos realizados e outros similares.

Os valores padrão para meta-robots são “index, follow” e não precisam ser especificados. A seguir, confira os principais valores aceitos pelo Google.

  • none: os robôs ignoram a página. É equivalente ao noindex e ao nofollow.
  • noindex: a página não será indexada por um sistema de busca.
  • nofollow: impede que os robôs de busca sigam os links da página.
  • noimageindex: impede que as imagem sejam indexadas. Isso não inclui os textos.
  • noimageclick: ignora links colocados diretamente em imagens.
  • all: sem restrições de indexação
  • index: robôs são permitidos para incluir esta página nas buscas.
  • follow: robôs podem seguir os links da página para encontrar outras páginas.

E qual a diferença da meta-tag robots e do arquivo robots.txt?

Se o seu objetivo é remover uma página ou diretório dos resultados de pesquisa do Google, o ideal é utilizar uma meta-tag “NoIndex” ao invés de uma diretiva robots.txt, pois desta forma, da próxima vez que sua página for rastreada ela será removida.

Com o uso do comando “follow” você garante que ele será seguido pelo mecanismo de busca.

Em resumo, o robots.txt é ideal para bloquear  um diretório, já a meta-tag é mais eficiente para modificar arquivos individuais, mas nada impede que os dois sejam utilizados.

Sitemaps: O GPS do mecanismo de busca para seu conteúdo

Em um mundo ideal o mecanismo de busca deveria encontrar todas suas páginas e indexar, mas, nem sempre isso acontece, e para corrigir essa limitação da estrutura de navegação de sua loja virtual o sitemap é utilizado.

Um arquivo estruturado no padrão XML que além de fornecer a estrutura completa de sua loja virtual ao mecanismo de busca pode sugerir quando ele deverá indexar novamente determinada página e qual seu nível de importância da hierarquia de sua loja virtual.

Confirma uma estrutura simples do arquivo sitemap:

Exemplo de Sitemap.xml

Através do parâmetro “changefreq” você sugere quando o mecanismo de busca deve retornar, esse recurso é muito importante para sites que não possuem atualizações frequentes em seu conteúdo, desta forma, uma visita diária do robô de busca só irá aumentar o consumo de recursos de seu servidor.

Na maioria das lojas virtuais o arquivo sitemap.xml é gerado de forma automática, mas é importante ficar atento, pois caracteres especiais utilizados no títulos de seus produtos podem gerar erros no arquivo sitemap.xml, veja um exemplo de arquivo sitemap: http://www.lojamodelo.net.br/sitemap.xml

Conclusão

Criar Títulos e Descrições estratégicas é essencial para sua loja virtual, porém, sozinhos, em um ambiente de grande concorrência não serão fortes o bastante para posicionar sua loja virtual nas primeiras posições, mas, sem qualquer dúvida, em qualquer cenário, elas serão indispensáveis para tornar sua loja conhecida através das buscas gratuitas dos buscadores, sendo assim, não ignore-as, invista tempo, dedique-se, crie os melhores títulos e descrições de seu segmento.

Sobre o autor

Meu nome é Maikon Santos, Paulista, 39 anos. Estou no segmento de comércio eletrônico há mais de 15 anos.
Sou formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós graduando em Segurança da Informação pelo Senac.
Apaixonado por internet, trabalho com criação de lojas virtuais, ou seja, implanto soluções para empresas de pequeno, médio e grande porte. Trabalho com as melhores plataformas de e-commerce do mercado, você poderá solicitar um orçamento em: https://plataforma-de-ecommerce.com.br/orcamento/


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E agora, como conseguir clientes? Você pesquisou e chegou a conclusão que ter uma loja virtual é uma excelente oportunidade de negócio. Você contratou a melhor plataforma de e-commerce, investiu tempo e recursos em design, logística, pagamento, conteúdo, e agora se pergunta: Como vou encontrar clientes para meu e-commerce? Se você fez esta pergunta antes .


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