Palavras-chave e o conteúdo perfeito para sua loja virtual!

Palavras-chave é a termo que o consumidor usa para se expressar em um mecanismo de busca para localizar algo, seja um produto, serviço ou qualquer outro tipo de informação, ou seja, palavras-chave é o elo de ligação entre o mecanismo de busca e sua loja virtual.

No processo de pesquisa de palavras-chaves você poderá entender o perfil de busca e as palavras relacionadas mais utilizadas, facilitando sua compreensão do consumidor.

Veja só, se você foi até um mecanismo de busca, inseriu alguns termos e chegou até este artigo, você utilizou elas, as palavras-chaves, que fizeram parte do desenvolvimento deste conteúdo.

É desta forma que o consumidor se comporta: primeiro surge a necessidade e a partir deste momento ele vai até um mecanismo de busca, como o Google por exemplo  e submete as palavras mais próximas ao que deseja encontrar.

Neste artigo iremos entender como identificar o nível de maturidade do consumidor em relação ao seu produto baseado nas palavras-chave utilizada para acessar sua informação.

Como observamos no artigo anterior sobre as meta-tags, utilizar palavras-chaves relevantes é fator essencial para sua loja virtual ser encontrada.

Neste artigo iremos abordar os seguintes temas:

O que são palavras-chave

Já sabemos que os termos utilizados nos buscadores são conhecidos como palavras-chave, e que eles são o principal recurso em uma pesquisa, agora, vamos entender na prática como isto funciona.

O objetivo principal das palavras-chave é unir seu conteúdo ao consumidor, vamos a um exemplo prático: Um lojista que vende bicicletas decide criar um anúncio para vender pneus, e ele descreve da seguinte forma:

Os melhores preços de pneus do Brasil, confira!

Em sua lista de palavras-chave ele inclui algo como: promoção de pneus, pneu com frete grátis,

O que podemos observar de errado neste anúncio?

Ainda que pneu seja o produto que ele queira vender, estamos tratando de um termo muito genérico, ou como é conhecida, uma head tail, que falaremos logo a seguir.

Veja a estimativa do Google para a palavra pneu e logo em seguida para a palavra pneu para bicicleta, esta por sua vez uma palavra do tipo middle tail, ou seja, mais próximo do que o consumidor realmente procura e com uma concorrência relativamente menor:

A estratégia de cauda curta ou head tail neste caso não será boa para este lojista, primeiro, pois se estiver pagando pelos clientes, a maioria esmagadora não terá perfil de cliente, poderá estar em busca de pneu para caminhão, para automóvel ou qualquer outro tipo de veículo, e se não estiver pagando pelos clientes, mesmos assim, o volume de acessos recebidos fora do perfil irá gerar gastos com a infra-estrutura de sua loja virtual, ok?

E é ai que entra a chave, ou seja, o segredo.

Com a possibilidade de criar palavras compostas, você consegue identificar o perfil do público que procura e o nível de interesse deste mesmo usuário, garantindo assim, um público muito mais direcionado aos seus objetivos.

Há alguns anos, cometi um erro destes na crianção de um anúncio para minha empresa de e-commerce, um erro aparentemente simples, mas que, em poucas horas, consumiu todo meu orçamento diário, veja:

Minha empresa, a NEW kreative é especializada na criação de lojas virtuais, ou seja, nós implantamos plataformas de e-commerce, e nosso objetivo era criar um anúncio para atrair clientes interessados neste serviço, foi assim que entre as palavras-chave utilizadas estava ela, o termo “loja virtual”.

Algumas horas depois, o susto, praticamente todo orçamento do dia tinha acabado e sem uma conversão sequer.

Mas, afinal, o que houve? Vou te contar:

Imagine que você está interessado em comprar um celular da Vivo, então você vai até o Google e digita: loja virtual da Vivo

E adivinha quem aparece em primeiro lugar? Isso mesmo, meu anúncio.

O anúncio possui uma descrição que deveria alertar o consumidor quando ao conteúdo do site, mas, como o volume de pesquisas para este termo é muito grande, logo, muitos simplesmente acreditavam pelo fato de ser a primeira posição, ser o conteúdo que estavam procurando, e por consequência, além do valor gasto, a taxa de rejeição de meu site subiu, pois logo ao acessar, o consumidor já fecha o site, pois entende que não é o que procura.

Entendeu a importância de escolher a palavra-chave correta? Então, vamos continuar, temos muito a aprender neste artigo.

Palavras-chave estratégicas

 

Agora vamos falar de estratégia, que segundo o dicionário se define em:

Arte de utilizar planejadamente os recursos de que se dispõe ou de explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados objetivos.

Ou seja, com objetivo de atrair mais clientes para sua loja virtual, você pode utilizar-se de recursos que dispõe (conhecimento de seu produto) e explorar de maneira vantajosa a situação, ou seja, extrair as melhores palavras chaves para suas páginas ou anúncio, certo?

Você pode ter um produto com preço, qualidade e facilidades de pagamento, mas, se este produto não chegar até seu cliente, ou seja, seu público alvo, ele não será vendido, logo, utilizar-se de palavras-chave podem ligar seu potencial cliente ao seu produto, também pode receber compartilhamentos, curtidas e proporcionar o resultado que sua empresa espera.

Na hora de criar seu conteúdo, a estratégia será fundamental, pois sem ela, tudo que você terá, é um monte de palavras-chave jogadas a esmo em seu conteúdo na expectativa de atrair mais e mais cliques.

Faça perguntas e procure entender a quem seu produto pode ajudar, certamente, ele satisfaz a necessidade de alguém, logo, qual é esta necessidade?

Com base nesta resposta, você conseguirá iniciar a busca de palavras-chave que satisfaçam a necessidade de seu público, que atendam suas expectativas, e logo, o que antes era um monte de palavras aleatórias distribuídas em seu conteúdo simplesmente porque acusaram um maior volume de pesquisa, passam a ser palavras que se encaixam estrategicamente na solução de um problema ou satisfação de uma necessidade.

Antes de falar sobre o nível de maturidade de seu cliente em relação a busca, precisamos compreender que a palavra-chave deve considerar algumas características, como: volume de pesquisa, relevância e intenção.

A intenção pode ser classifica em:

  • Navegacional
  • Informacional
  • Transacional

Navegacional

Um consumidor interessando em acessar a loja virtual de sua empresa pode simplesmente digitar o endereço (URL) na aba de pesquisa e ser direcionado para sua loja virtual, um uso que se popularizou muito com a utilização de navegadores que integram os mecanismos de busca em sua barra de endereço.

Da mesma forma, o consumidor pode pesquisar pelo nome da empresa, por exemplo: NEW kreative – Implantação de E-commerce, e lá estará na primeira posição o site da empresa.

Informacional

Quando o consumidor entra no mecanismo de busca para localizar uma obter uma informação sobre determinado assunto essa intenção de classifica como informacional

Transacional

Já nesta intenção, entende-se que o consumidor pretende comprar ou contratar algum serviço, como no exemplo: Criação de loja virtual em Sorocaba

Ainda que o termo “criação de loja virtual” pudesse ser utilizado para desenvolvedores em busca de conhecimento técnico, a localização, deixa claro que há uma intenção de compra ou contratação de serviços.

Agora vamos entender como podemos classificar o nível de intenção do consumidor de acordo com as palavras-chave:

Na imagem acima utilizamos um funil para ilustrar o processo que vai desde a escolha do produto, um celular, até a conversão, ou seja, a compra.

Na opção 01 ilustramos um consumidor em sua fase inicial de pesquisa onde ele que precisa de um celular, então vai pesquisar termos que se associam a sua necessidade, que podem ser: lançamento do ano, melhor câmera fotográfica ou melhor processador, enfim, ele ainda não sabe qual é o modelo, logo sua busca é mais genérica, é nessa fase que seu conteúdo deve informa-lo, dar opções, talvez, seu anúncio não deva apontar direto para sua página de produto neste momento, e sim, para uma página informativa dentro de sua loja virtual ou blog associado, onde você mostre quais são os lançamentos de 2019 por exemplo e fale dos atributos de cada modelo que você vende, logo, a medida que você descreve um modelo, você pode adicionar links para sua página de produto.

Logo em seguida, após pesquisar, o cliente entendeu que está a procura de um celular da Samsung, então, considerando que uma maior quantidade de usuários busca por lançamentos e apenas parte deles decide para a marca Samsung, podemos considerar que o funil ficou mais estreito, ou seja, com um volume menor de usuários.

Logo, em seu próximo estágio  o usuário já sabe qual modelo deseja comprar e agora é o momento ideal para suas ofertas, pois ele está muito próximo da saída do funil, ou seja, da conversão, então aproveite esse momento para propor ofertas e vantagens.

Se mesmo assim ele não encontrou o que queria, no próximo passo ele será mais direto, irá pesquisar por aquilo que agrega valor à ele, então, se suas palavras chaves estiverem pensando nas necessidades de seu cliente é muito provável que você tenha um anúncio na manga para ele.

No marketing, estes conceitos são conhecidos como cauda longa (long tail) ou seja, palavras que estiverem no final da cauda terão um volume menor de pesquisas porém com maior conversão.

Entendemos que um mesmo consumidor possui fases diferentes de busca, que pode levar semanas, dias ou mesmo minutos.

Logo, cada palavra-chave deve responder questões específicas de cada fase, e seu conteúdo, ou seus anúncios, acompanha-lo em cada uma destas etapas.

Tipos de palavras chaves

Criado por Chris Anderson, foi inicialmente usado para grandes marcas.

Este conceito representa a possibilidade de vender produtos mais específicos.

Elas podem ser classificadas em três tipos:

  • Cauda curta ou Head tail, essa normalmente é a principal palavra de seu negócio ou do conteúdo que está produzindo, ela é mais concorrida nas buscas, porém seu resultado é mais genércio, por exemplo: e-commerce.
  • Cauda média ou middle tail já se aproxima do resultado que o consumidor espera, sua concorrência é menor que a cauda curta e demanda estratégia para defini-los, por exemplo: Implantação de E-commerce.
  • Cauda longa ou long tail são aquelas palavras com menor pesquisa, mas que se aproximam muito do comento de conversão de seu consumidor, pois essa palavra estrega o resultado mais próximo da necessidade, por exemplo: “Criação de loja virtual em Sorocaba”, ou seja, se meu conteúdo estiver relevante para este termo, minhas chances de resultado serão ainda maiores.

 

 

As palavras de cauda longa aumentam suas chances de aparecer entre as primeiras posições do Google, além do exemplo acima, veja este:

No Google faça uma busca por um termo comum, como bicicleta, esta palavra, poderia ser posicionada no canto superior esquerdo do gráfico, onde há um volume muito grande de resultados e praticamente todas as lojas que vendem bicicleta estarão disputando por um lugar na primeira página, esta á a head tail ou cauda curta.

Agora, vamos utilizar uma palavra no final da cauda, por exemplo: bicicleta speed carbono.

O volume de pesquisa para este termo é muito menor, logo, se você tiver um conteúdo que trate este tema com excelência e palavras-chave estrategicamente posicionadas suas chances de conquistar a primeira página sobem significativamente.

Agora, considerando este exemplo, procure estudar para cada grupo de palavra chaves, quais estão no início e no final da cauda, logo, você poderá criar conteúdo e anúncios para o final da cauda, e como a concorrência é menor, o valor pago por clique no caso dos links patrocinados será muito mais baixo também, mas fique atento, para essa estratégia funcionar, você precisa ter um volume maior de conteúdo e anúncios para a cauda longa, afinal, o volume de cliques é menor, porém, sua conversão é muito maior que o início da cauda.

Essa estratégia é muito funcional para nichos e produtos poucos conhecidos, embora, não se reserve somente a eles, como citado acima, se bem utilizada pode reduzir seu custo por aquisição de clientes e aumentar sua conversão significativamente.

Palavras-chave negativas 

As palavras chaves negativas tem um papel de grande importância em sua estratégia de conteúdo.

Lembra do exemplo que comentei agora pouco sobre um anúncio que fiz com o termo “loja virtual”?

Como citei, recebi inúmeros cliques, mas, de pessoas procurando pela loja virtual da Vivo, da Claro, ou outras grandes lojas virtuais do país, mas então, o que eu fiz?

Eu poderia focar meus anúncios em palavras como “criação de loja virtual”, “desenvolvimento de loja virtual”, mas queria trabalhar o termo “loja virtual” também, então, ai entraram as palavras negativas.

No gerenciador de anúncios do Google Adwords, ele exibe quais palavras foram utilizadas para ativar meus anúncios, logo, fiz um levantamento em todas daquele período, expandi a busca utilizando-se do mesmo conceito para outras possibilidades, e criei uma lista de palavras, como: “loja virtual da vivo”, “loja virtual da net”, e desta forma, utilizando-se de um tipo de correspondência no termo de meu anúncio e criando uma lista negativa de palavras, consegui exibir meu anúncio para o público que realmente me interessa.

A sugestão de conteúdo do Google também é muito util, tanto para palavras-chave normais quanto negativas, veja um exemplo:

O próprio Google sugere palavras que possuem um grande volume de pesquisa, ou seja, se pessoas que buscam o termo “loja virtual gratis” não é meu público alvo, então é uma palavra que vou negativar, e assim, como os demais exemplos.

O que vale é a intenção!

No passado o Google utilizava-se de correspondências exatas, ou seja, textos que tivessem sua palavra chave exata em seu conteúdo melhoraria seu posicionamento, já nos dias atuais, o Google passou a trabalhar com a intenção.

Sendo assim, se você criar um conteúdo explicando quais as melhores Vinícolas do Brasil, com conteúdo de qualidade, ilustrações, depoimentos, e um consumidor pesquisar no mecanismo de busca o termo  “Qual melhor vinho brasileiro?” seu conteúdo terá grandes chances de ser exibido, mesmo não em seu conteúdo não possuindo a correspondência exata da palavra chave.

Então, criar um artigo buscando solucionar problemas ou necessidades, é muito mais funcional que identificar uma palavra-chave e repeti-la sem qualquer contexto dezenas de vezes, como era comum antigamente, que sem qualquer contexto palavras-chave eram exibidas em menus, rodapés ou até mesmo da parte superior dos sites.

Procure agir com naturalidade na criação de seu conteúdo, utilize sinônimos, cada vez mais o Google amplia sua capacidade de compreender o contexto e assim fornecer resultados mais relevantes.

Conhecendo a concorrência

Outra forma que pode lhe auxiliar na criação de palavras-chave é conhecer seu concorrente, prefira aqueles que estão trabalhando de forma eficiente o marketing de conteúdo.

No marketing contamos com uma ferramenta chamada Benchmaking e uma de suas variações, o competitivo, que consiste em analisar as práticas da concorrência, visando superá-las.

Analise o blog, a rede social e a loja virtual de seu concorrente e entenda o que ele faz, e melhore. E se você perceber que seu concorrente não está fazendo algo que você entende ser bom, você encontrou uma oportunidade, faça.

Uma forma simples de verificar quais as páginas do site de seu concorrente é digitando no google: “site:sitedoconcorrente.com.br” e você verá todas as páginas do respectivo site.

Ferramentas de palavras-chave

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner  é uma ferramenta de palavras-chave utilizada no Google Ads, você pode utilizar sem custo e não demanda conhecimento avançado para seu uso.

Baseado em suas palavras-chave a ferramenta oferece uma lista de palavras relacionadas, que você pode utilizar na pesquisa de palavras para seu conteúdo.

Keyword Tool

A Keyword Tool é uma ferramenta  muito fácil de utilizar que gera mais de 500 sugestões por palavras-chave, que também pode ser utilizada para estimativa de pesquisa e investimento.

Google Trends

Google Trends é uma ferramenta muito útil que lhe fornece informações a partir de termos e quais pesquisas relacionadas os usuários tem feito.

 

 Pense como seu cliente

Muito falamos de palavras-chave, tipos, estratégias que podem ser utilizadas, mas se você deseja alcançar o sucesso de seu produto através do conteúdo, nunca se esqueça: Pense como um cliente!

Isso mesmo, entenda, quais as necessidades, quais os problemas que seu consumidorbusca solucionar, e através desta demanda, crie um conteúdo focado na solução destes problemas, não se esqueça do Google, mas, não escreva para ele, escreva para seu consumidor, sempre procurando auxilia-lo da melhor forma, e assim, seu conteúdo terá grande chance de atrair o público ideal para sua empresa.